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Eu não sei o que você pensa, mas posso afirmar que sim, não só por ter formação acadêmica no tema, mas também por aplicar a metodologia em vários negócios e ver resultados reais.
Porém existem alguns mitos sobre esse tema e muitas empresas não sabem como, nem quando utilizar.
A pesquisa de mercado quando aplicada com o objetivo bem definido, pode apoiar não só as decisões estratégicas como também pode mudar o rumo de algo já decidido.
O mais interessante é que essa ferramenta pode ser aplicada em qualquer segmentação.
Através da pesquisa é possível ter uma visão ampla sobre o mercado que se atua, concorrência, desempenho comparado a concorrência, saber sobre novos mercados e produtos, posicionamento sobre a comunicação, saber a opinião do cliente sobre vários aspectos do negócio e a partir disso determinar posicionamento ou desenhar um plano de reposicionamento.
Esta visão ampla não mostra uma fotografia apenas do público-alvo, mas também de todo o processo, o que envolve inclusive a própria empresa, além do produto que é oferecido e também a concorrência.
Inicialmente a pesquisa começa a partir de um plano, após isso como são coletadas as informações, seguido do recebimento das informações e por fim o processamento dos dados, para apresentar ao contratante quais são os pontos necessários de melhoria ou possíveis soluções.
No momento que vivemos em nosso país de incertezas políticas e financeiras, as empresas estão buscando mais esses serviços para poderem investir o dinheiro com mais certezas do que dúvidas. E um outro ponto que fortalece esse movimento é a consolidação do novo consumidor, que é uma mescla de diversas gerações imerso quase 100% no mundo digital com acesso a todo tipo de informação, que demonstra baixa fidelidade e valoriza o serviço como produto, isso significa que valoriza o serviço inteiro. Por exemplo: O cliente quando vai ao supermercado hoje, não compra produto. Compra a experiência de estar na loja física, passeando por corredores agradáveis com um atendimento de ponta e se sente especial a cada novidade que descobre no ambiente. Isso é serviço!
Para estar mais conectado a esta realidade e entender o que fazer no negócio, as pesquisas passam a ser ferramentas da rotina e precisam ser feitas com mais frequência para gerar métricas e novos indicadores.
Por isso uma frase que sempre digo aos cientes e parceiros é a seguinte: “Todo relacionamento para ser aprofundado ou até mesmo transformado precisa ter como pilar a intenção de ouvir. É por isso que a pesquisa tem a importância no movimento de reaproximação ou mudança de uma marca. Pois é possível tangibilizar o “ouvir” em ações reais e mais assertivas. ”
Fabiola Santana
CEO Shopper Supply
@curadoriashoppersupply
http://www.shoppersupply.com.br/
