{"items":["5e39a8c8ab4f9f0019898c26","5e39a8c856843f001765a81a","5e39a8c8ef6d680017321eff"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}
Atualmente temos as mais diversas tecnologias para ajudar os profissionais de Trade MKT, Merchandising, Marketing e afins a dar um “plus” em todas as ações que são executadas no ponto de venda.
E é claro que não se pode desperdiçar isso na hora de valorizar a experiência que o shopper pode ter em um ponto de venda ou serviço.
Porém ressalto que existe um ponto de atenção especial para que o “tiro não saia pela culatra”. Usar essa expressão popular para frisar esse erro tão comum representa algo principal que mais tem acontecido nessas ações: Ensinar o consumidor a interagir com a tecnologia proposta.
Outro dia, como exemplo, eu estava num aeroporto onde tinha um painel lindo e enorme com a tecnologia touch e o objetivo era que aqueles que transitassem por ali usassem o painel como distração, ou seja interagissem com a marcar através da tecnologia. Nos 50 minutos que ali fiquei, sentei em frente para observar, não vi absolutamente ninguém usando. Algumas perguntas que me fiz: Qual foi o custo dessa ação? Qual foi o custo da ociosidade da ação? Porque ninguém usou?
E a pergunta mágica: O que faltou?
Faltou engajar o consumidor na ideia. Para começar, um painel tão gigante assim já pode assustar mesmo as pessoas. A maioria tem vergonha de se expor e cometer algum “erro” de utilização que possa ser visto, ou parecer que não consegue fazer ou entender passando a ideia de que não tem intimidade com a tecnologia.
Mas e se tivesse ali alguma pessoa contratada com a roupa da marca, usando a tela, demonstrando, ensinando, divertindo e engajando? Poderia tudo ser diferente?
Não podemos esquecer que a tecnologia sempre será usada pelas pessoas, por isso é nelas que precisamos pensar primeiro no planejamento. É imprescindível colocar na linha de custo do projeto a curva de aprendizado do consumidor. Isso tem custo e estratégia. Os grandes erros das ações estão nessa linha que é esquecida. Depois que o projeto é executado, onde normalmente já teve custos iniciais altos, fica muito mais difícil aprovar a entrada de um novo investimento.
Fica a dica, porque planejar não é só buscar e introduzir ações mirabolantes, mas em muitos casos pensar no que parece óbvio!
Fabiola Santana
CEO Shopper Supply
@curadoriashoppersupply
http://www.shoppersupply.com.br/
