{"items":["5e39a8c8ab4f9f0019898c26","5e39a8c856843f001765a81a","5e39a8c8ef6d680017321eff"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}
Qual o ponto de partida ou a 1ª etapa para implantar o gerenciamento por categorias no seu varejo? É a Definição da categoria. Nesse momento identificamos as categorias de produtos a serem trabalhadas, com base nas necessidades de compras dos consumidores, como por exemplo, categoria de higiene e limpeza, categoria de bebidas.
Quando iniciamos um trabalho de GC dentro de algum varejo, a primeira coisa que precisamos entender é quais são as categorias de produtos existentes e vigentes.

E podemos nos deparar com 3 cenários: 1) Categorias existentes bem estruturadas com vários níveis de sub segmentações e nomes corretos( mais buscados pelo shopper na jornada de compra); 2) Categorias existentes um pouco mais superficiais, sem sub segmentações e com muita mistura de produtos diferentes em segmentações que não fazem sentido;
3) Categoria nenhuma criada ou uma única categoria que agrupo todo o sortimento. Nesses 3 casos, temos graus de esforços diferentes. No cenário 1 temos uma necessidade de reavaliação das categorias existentes, utilizando ferramentas de pesquisa e análise de concorrência para validar a total aderência ao momento do varejo
No cenário 2 temos um esforço um pouco maior, onde é preciso revisar as categorias, também é preciso apontar todas as necessidades de mudanças imediatas, além de também fazer uma breve análise de mix.
No cenário 3 temos um esforço 100% dedicado em criar algo que não existe e aqui entram ferramentas de análise numérica, pesquisa e concorrência, que vão trazer os “inputs” da melhor estrutura que deverá ser criada.
Só podemos ir para o segundo passo, que é definir o papel de categoria, depois de entendermos a categorização vigente ou criar uma nova.
Por isso não pule esse passo. É aqui também que você irá verificar o quanto o seu cadastro de produtos está bem feito ou não. Mas é isso é tópico para outro texto.
Boas vendas!