Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

A 1ª etapa do Gerenciamento por Categorias

Qual o ponto de partida ou a 1ª etapa para implantar o gerenciamento por categorias no seu varejo? É a Definição da categoria. Nesse momento identificamos as categorias de produtos a serem trabalhadas, com base nas necessidades de compras dos consumidores, como por exemplo, categoria de higiene e limpeza, categoria de bebidas.

Quando iniciamos um trabalho de GC dentro de algum varejo, a primeira coisa que precisamos entender é quais são as categorias de produtos existentes e vigentes.


E podemos nos deparar com 3 cenários: 1) Categorias existentes bem estruturadas com vários níveis de sub segmentações e nomes corretos( mais buscados pelo shopper na jornada de compra); 2) Categorias existentes um pouco mais superficiais, sem sub segmentações e com muita mistura de produtos diferentes em segmentações que não fazem sentido;

3) Categoria nenhuma criada ou uma única categoria que agrupo todo o sortimento. Nesses 3 casos, temos graus de esforços diferentes. No cenário 1 temos uma necessidade de reavaliação das categorias existentes, utilizando ferramentas de pesquisa e análise de concorrência para validar a total aderência ao momento do varejo

No cenário 2 temos um esforço um pouco maior, onde é preciso revisar as categorias, também é preciso apontar todas as necessidades de mudanças imediatas, além de também fazer uma breve análise de mix.

No cenário 3 temos um esforço 100% dedicado em criar algo que não existe e aqui entram ferramentas de análise numérica, pesquisa e concorrência, que vão trazer os “inputs” da melhor estrutura que deverá ser criada.

Só podemos ir para o segundo passo, que é definir o papel de categoria, depois de entendermos a categorização vigente ou criar uma nova.

Por isso não pule esse passo. É aqui também que você irá verificar o quanto o seu cadastro de produtos está bem feito ou não. Mas é isso é tópico para outro texto.

Boas vendas!

Telefone: 21 2026-4837

e-mail: atendimento@shoppersupply.com.br

Rua Professora Francisca Piragíbe, 151 Sala 318

Taquara, Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22710-195

©2020 by Shopper Supply™ Trade Marketing