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As 3ª e 4ª etapas do Gerenciamento por Categorias – Avaliação das categorias e estipulação de metas

Hoje vamos explicar sobre os próximos passos do GC (Gerenciamento por Categorias), após a definição do papel de categoria. Se você chegou agora, recomendamos ler os textos anteriores de nosso blog para conhecer as etapas anteriores, pois se você tem um varejo, precisa imediatamente implantar esse processo corretamente.

Nesse passo, temos a análise de dados sobre a categoria nos últimos 12 ou 24 meses visando identificar oportunidades para o aumento das vendas e entender a representatividade das categorias e skus. Esse também é o momento ideal para analisar sku a sku (produto a produto) e redefinir mix. Para fazer isso, temos tarefas um pouco mais demoradas no processo, pois você precisará fazer um “pente fino” no sortimento. Isso requer uma análise criteriosa avaliando público alvo, tipo de mercado, cluster existentes, perfis de consumo e aderência a nova árvore mercadológica.

Aqui também fazemos a validação de quais marcas serão convidadas para serem os capitães de categorias. Escreveremos um texto só sobre “Capitão de Categorias”, pois é uma pauta à parte.


Já o 4ª passo, compreende a definição das metas das categorias através de objetivos qualitativos e quantitativos que reflitam melhorias de performance e melhorias operacionais. Um dos planos de ação que, após executado, irá refletir tanto nos resultados de performance, quanto nos resultados operacionais é a execução do que chamamos “Migração De Para" dos produtos. Essa migração significa correlacionar todo o mix corretamente dentro das novas categorias revisadas e criadas e, dependendo do tamanho do mix, aqui também há um esforço maior de execução, já que é uma etapa que precisa ser feita com extrema atenção. Como benefício, ao ter os produtos encaixados corretamente dentro de suas categorias no seu sistema ERP, você passará a conseguir fazer uma análise com foco em GC( Gerenciamento por categoria), ou seja, você de fato vai conseguir gerenciar todas as categorias de seu varejo, sem sujeira na análise ( produtos errados, inativos, mortos e etc) e iniciará assim uma nova jornada.


Mas não acabou ainda, nos próximos textos vamos detalhar as próximas etapas desse lindo processo.

Boas vendas!

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