{"items":["5e39a8c8ab4f9f0019898c26","5e39a8c856843f001765a81a","5e39a8c8ef6d680017321eff"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}
No 5° passo do Gerenciamento por Categorias temos a fase da concepção da estratégia da categoria que abrangem as definições estratégicas de marketing e de abastecimento de produto.
Esse é o momento de envolver as áreas parceiras do projeto explicando tudo que foi feito até ali. É nessas horas que equipes de MKT e Trade MKT conhecem a nova árvore mercadológica e a nova jornada de compra. Com isso, esta equipe parceira terá a real dimensão das necessidades de novo material de comunicação a ser criado com foco em facilitar a jornada de compra e escolha do produto pelo consumidor final. Também é o momento de envolver as áreas de logística e inteligência comercial para também explicar os impactos positivos do processo para a diminuição de rupturas, por exemplo. Com essa área parceira, também devem serem entendidos os sla´s de cobertura, recebimento, distribuição para que juntos possam definir as métricas de reposição da loja baseado enquanto estoque se espera ter na loja e para quantos dia esse estoque terá que cobrir a venda esperada. Isso ajudará a definir a quantidade de frentes que cada produto terá na gôndola.

Após isso, temos o 6° passo que é o planejamento da tática da categoria. Aqui vamos planejar, de fato, a disposição dos produtos dentro de cada categoria levando em consideração, preço, concorrentes, volume, giro, margem, jornada e categorias vizinhas. É hora de iniciar os desenhos de planograma, de acordo com a nova planta e ocupação das categorias. Rumo a mão na massa para ver o resultado lá no ponto de venda!

Se você chegou agora, recomendamos ler os textos anteriores para entender o que significa cada etapa do Gerenciamento por categorias e também porque, se você tem um varejo, vai precisar imediatamente implantar o processo.
Boas Vendas!