{"items":["5e39a8c8ab4f9f0019898c26","5e39a8c856843f001765a81a","5e39a8c8ef6d680017321eff"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}
Muitas pessoas querem entender qual a metodologia para a montagem de árvores mercadológicas. Ao longo dos anos, criamos nossa própria metodologia, até porque temos pouquíssima literatura sobre o tema, ainda mais literatura com metodologias.
Hoje a montagem de uma árvore mercadológica segue 5 passos que consideramos mínimos para não criar uma árvore sem sentido e incoerente.
1) Análise numérica histórica (2 anos) de venda valor e venda volume dos sku´s CIA e por loja; análise de ticket médio, cuponagem e margem.
2) Mapeamento da concorrência direta e indireta.
3) Visita a concorrência (ponto físico) com pontos observacionais detalhados que possam ser comparados, pesquisa indoor (Google e fontes de pesquisa confiáveis de entidades respeitadas), mapeamento detalhado das árvores já existentes em lojas on-line também escolhidas como concorrentes ou benchmarking e consulta a pesquisas de opinião entre o varejo e seus shoppers, caso o varejo já tenha feito e tenha essa documentação.
4) Definição dos Papeis de Categoria de acordo com a estratégia da CIA (temos um texto em nosso blog só explicando o que são os papéis de categorias).
5) Desenho da nova árvore levando em consideração os itens 1, 2, 3 e principalmente o item 4.

Agora levando em consideração nossa metodologia, gostaríamos de focar nos itens 2 e 3, pois fazer o mapeamento da concorrência é condição obrigatória para o redesenho de uma árvore mercadológica.
Para isso, você deve fazer um planejamento. Toda pesquisa precisa ser amparada por perguntas a serem respondidas e pontos a serem comparados.
A pesquisa de campo precisa ter uma quantidade mínima definida para amostragem, para isso observamos o tamanho do mercado regional e as variações de tipo de varejo a serem observados de acordo com região, publico e perfil socioeconômico.
A organização das informações também é tão importante quanto a coleta. Prezamos o trabalho de Design em toda a organização para que visualmente fique fácil para o cliente entender os comparativos que avaliamos. E o brainstorm é parte inevitável desse processo.
Debater e propor as estratégias para as novas árvores vai funcionar muito bem, quando você já tem todo esse material vasto e rico.
Agora mãos a obra! Escolha a melhor ferramenta para desenhar sua árvore e comece.
Boas vendas!