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Ficha técnica de produtos e sua importância

Com a chegada da Covid-19 acompanhamos uma corrida por parte de alguns varejos em criar descrições mais eficientes de seus produtos contemplando a ficha técnica, com o objetivo principal de levar essas informações para o e-commerce.

É claro que o movimento é positivo, mas tardio. Porém antes tarde, do que nunca!

Hoje queremos nos dedicar mais a falar sobre a ficha técnica de produtos, uma parte importante do cadastro do produto e mesmo que você ainda não tenha um e-commerce deveria se preocupar em montar a ficha e guardar esta informação, que poderá ser usada também para materiais de ponto de venda, tabelas comparativas, encartes impressos e digitais, entre outros.

O que é relevante explicar ao consumidor sobre o produto?

Ao iniciar a redação da ficha técnica você deve se preocupar em tangibilizar sensações e tirar as principais dúvidas.

Algumas perguntas e informações que devem ser respondidas numa redação de ficha técnica:

Do que o produto é feito? Se for um material especial explicar com detalhes.

Quais soluções o produto resolve? Se o produto tiver mais do que um tipo de usabilidade você deve explicar.

Sempre que possível colocar o local ideal para se usar o produto ou a combinação ideal e ainda informações mais simples como por exemplo, a medida do produto aberto ou montado.

Se houver acessórios, você precisa descrever também.

É importante também que as pessoas escolhidas para escreverem uma ficha técnica tenham um perfeito domínio das regras gramaticais e se possível, sejam redatores ou da área de comunicação.

Escrever uma ficha técnica é como escrever um release de um livro ou de um filme.

Você precisa fazer os principais recortes e se possível, escolher uma narrativa de storytelling, para ser um texto envolvente.

Qual a principal dificuldade hoje para isso acontecer?

[Continua após imagem]


[imagem: Multimeios]


A principal dificuldade é ter a base de informações detalhadas provenientes da própria indústria. Muitas das informações são suprimidas e não se encontram nos sites, nem em catálogos. E aí a produção de boa parte dessa ficha precisa ser autoral e com informações colhidas aos poucos. Por isso que afirmamos que este trabalho, para ficar ideal, tende a demorar um pouco.

Nesse caso, a forma paliativa, é preencher a ficha técnica com informações mais simples e ir substituindo em lotes aos poucos, se tornando um processo contínuo.

Para quem quer ter um e-commerce com alto tráfego não poderá renunciar a isso, por isso desistir não é uma opção.

Da nossa parte, vamos continuar a nossa missão de difundir o tema, para também impactar os fabricantes.

Boas vendas!


Fabíola Sant Ana


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