{"items":["5e39a8c8ab4f9f0019898c26","5e39a8c856843f001765a81a","5e39a8c8ef6d680017321eff"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}
Toda vez que ouvimos a palavra relayout, nossos olhos brilham. Relayout significa mudança e novidades!
E para quem vive o ponto de venda, as mudanças são como combustíveis que promovem uma nova corrida, se bem que a sensação de estarmos numa maratona no varejo é eterna. Brincadeiras à parte, como qualquer mudança, fazer uma relayout de loja requer alguns planejamentos e é isso que queremos compartilhar com vocês aqui nesse texto.
[Continua após imagem]

Antes de trazer alguns pontos, uma pergunta que nos fazem é se o relayout é a mesma atividade de se fazer uma nova setorização na loja? E a resposta é não. Não é!
A nova setorização é mais simples, se propõe a só reposicionar as categorias na loja de acordo com um calendário sazonal de eventos. Temos segmentos como lojas de departamentos que alteram sua setorização de 4 a 5 vezes no ano e outros que fazem um pouco menos, em torno de 2 setorizações no ano, como por exemplo os supermercados. E o objetivo é trazer a categoria destaque do evento para posições mais privilegiadas ou ajustar a loja para a entrada de uma categoria exclusivamente sazonal que ocupará um período muito curto na loja.
[Continua após imagem]

Já o relayout, também prevê a mudança da posição da categoria, porém atribui outros elementos como pequenas obras e reformas, troca de sinalização, entrada de novo sortimento, inclusão de novos equipamentos, alteração de fachada e por aí vai. Aqui temos um trabalho mais completo, que no bom linguajar chamamos de “tapa no visual” ou “tapa no visu”.
Agora vamos a um check list resumido de etapas importantes desse planejamento:
- Projetar a planta do relayout, normalmente feita pelo time de arquitetura;
- Apresentar ao time de operações, logística, compras, engenharia e Trade Mkt;
- Analisar junto a essas áreas os principais impactos e solicitar os orçamentos de tudo que se refere ao relayout;
- Montar um cronograma geral que envolva todas as áreas;
- Planejar detalhadamente junto a operações como será cada dia do relayout, minimizando os impactos ao consumidor, já que na sua grande maioria essa atividade é feita com a loja aberta;
- Avisar aos consumidores que a ação está sendo feita para melhorar o ambiente de compra para eles;
- Planejar uma reinauguração com a equipe de Mkt e indústrias;
- Fazer do relayout um grande evento e um novo começo.
Boas vendas!
Por Fabiola Sant Ana