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Qual o preparo de análise de mix antes de ir numa feira de produtos?

Todos os anos temos diversas feiras de produtos de todos os segmentos possíveis, e as feiras ditam também o calendário de compras e renovação de mix, pois sempre ocorrem na antecedência ideal para os grandes eventos relacionados ao segmento exposto.

Por isso para quem trabalha com sortimento, gerenciamento por categoria e trade marketing, ir as feiras é parada obrigatória. Mas o que muita gente não faz, é se preparar antes de chegar na feira.


Mas não só ir e ver as tendências?


Não. Porque quando chegamos numa feira, é muito fácil perder o foco. As feiras não são só espaços de produtos, mas também espaços de reencontro, networking e muita conversa. Sim! Conversamos muito numa feira e se não formos disciplinados com nossa agenda, podemos entrar e sair de uma feira com a sensação que não vimos nada. Algumas dicas de como se preparar para uma feira e chegar com o material já organizado para preparar aquela apresentação de sortimento vendedora:


1) Olhar o mapa da feira e listar os fornecedores mais importantes. Depois montar a agenda com uma ordem de visita. Se tiver o contato do fornecedor, já faça o agendamento do atendimento com horário marcado. Isso ajuda muito no quesito organização.


2) Analisar seu sortimento antes de ir a feira, fazendo a análise de performance da categoria e dos negócios. Além disso fazer uma análise de curva abc por marca, de preferência referente aos fornecedores que você irá visitar. Leve essa análises em seu celular, para consulta. Isso ajuda muito na negociação que poderá ser feita e também na validação de informações. Leve também anotado pedidos recorrentes de clientes que você não atende hoje por não ter o produto, para assim buscar na feira, caso seja interessante. Se você é comprador e na sua empresa tem algum responsável pelo gerenciamento por categorias, converse com ele/ela para avisar que vai a feira e pegue inputs(informações), tanto numéricas quanto de tendências.


3) Fotografe tudo que achar interessante, mas de um jeito organizado. Sempre comece fotografando o nome do stand/marca e só depois os produtos que forem interessantes e de preferência já suba para nuvem( Aqui usamos o google fotos). Nessa ordem, ficará mais fácil para você lembrar das marcas referentes ao produtos escolhidos.



4) Prefira catálogos virtuais, pois carregar peso em feira é muito inconveniente e cansa! Por isso, já peça para enviar para seu whats app o catálogo virtual.

5) Ao chegar na empresa, já reserve 3 horinhas do seu dia para montar a apresentação de tudo que foi visto por fornecedor. Não deixe para fazer isso depois. Nessa tarefa procrastinação não ajuda. Ter a apresentação pronta vai ajudar a você defender o mix para a diretoria, vai ajudar o marketing a pensar em campanhas de acordo com tendências, vai ajudar na negociação com o fornecedor e vai ajudar a loja quando o produto chegar.


Hoje é assim que a Shopper trabalha e ficamos muito impressionados negativamente por ver que há pouquíssimos processos em ida e retornos de feiras. A empresa investe para o colaborador ir e não tem uma prestação de contas com capricho e carinho. Fica tudo ali guardado na cabeça de quem vai na feira e o conhecimento não é compartilhado.

Vamos mudar isso!

Agora com a quarentena todas as feiras presenciais foram canceladas, mas as feiras virtuais já estão acontecendo e merecem o mesmo processo. E mesmo que não haja deslocamento, a feira virtual exige a mesma dedicação de reservar tempo para assistir as lives, as demonstrações virtuais, para ler sobre os produtos e muito mais, por isso merece que o trabalho seja encarado da mesma forma e com a mesma importância.

Boas vendas!

Fabiola Santana

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