Você está visualizando atualmente Como montar um workflow de cadastro de produtos?

Como montar um workflow de cadastro de produtos?

Uma das principais “dores” apontadas pelos varejos que atuamos nos últimos 10 anos refere-se ao processo de cadastro.

Toda vez que um produto é comprado, começa ali uma jornada com sub etapas.

A 1ª macro etapa é garantir um cadastro com boa acurácia proveniente do fornecedor
(indústria). Esse cadastro precisa conter diversas informações, além de descrição e preço.

Entretanto, o varejo só pode exigir esse preenchimento e validar a acurácia, se já tem o processo bem definido em seu backoffice. Ao contrário, aceitará o que receber e não terá um padrão de cadastramento.

A inversão dos papéis aqui é de extrema importância. O varejo deve se colocar como a parte que diz como quer receber, o que deve ser preenchido e deve fornecer o modelo de planilha a ser preenchido ou em alguns casos, deve liberar login e senha para que o fornecedor entre num portal onde já estará tudo parametrizado. Assim, a figura do varejo deixa de ser passiva, para ser ativa.

A partir daí, as subetapas referem-se aos processo internos, como por exemplo: quem revisa, quem aprova, quem inclui informações e etc.

Ao desenhar esse workflow você vai garantir: celeridade nos prazos, a visualização do ciclo de vida de um cadastro, a acurácia das informações que auxiliará diversos departamentos na empresa como: logística, trade marketing, e-commerce, marketing e operações.

Então, fazendo uma análise para desenhar um workflow de cadastro, o varejo deve deixar de lado a posição passiva no processo e assumir a autoria, exigindo a partir dos padrões já desenhados com o time, a qualidade de informações que deverá receber. Após isso, poderá decidir em automatizar parte do fluxo do processo.

Existem hoje no mercado plataformas que podem auxiliar nesse workflow. A Shopper Supply atualmente fornece uma plataforma desenvolvida pela 4MDG junto com a implantação do processo completo. Esse é o nosso serviço chamado de SCM (Super Cadastro Manager).

Acompanhe nosso blog, pois teremos novos textos sobre cadastro e vamos mostrar alguns impactos de cadastros errados ou falta de processo.

Boas vendas!