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  • Fabíola Santana

Dicas e Ferramentas para o Home Office

A recomendação dada pelo governo e profissionais da ciência/saúde para evitar a transmissão é de evitar locais de aglomeração e fluxo de pessoas, para minimizar a transmissão da COVID-19. Nesse momento, muitas empresas estão orientando aos profissionais que façam o Home Office, seguindo o modelo digital, mas trabalhar em casa pode ser um desafio principalmente para quem não tem experiencia.

Aqui na Shopper Supply estamos respeitando a recomendação recebida e seguindo esse modelo alternativo de trabalho, adaptando à nova realidade e a cada dia buscando melhorar os nossos resultados. Por isso vamos compartilhar as dicas e atitudes que estão sendo incorporadas para seguir com o mesmo rendimento que temos trabalhando juntos no mesmo local, afinal, temos muitas ferramentas disponíveis para fazer do home office uma prática eficiente.


1- Comunique-se

Dentro da dica de comunicação, podemos encaixar algumas situações diferentes.

· Os mais experientes em fazer home office, auxiliam os menos experientes no dia a dia, como uma espécie de monitor para ajudar nos desafios que possam encontrar e acompanhar nas tarefas. Para isso, usamos o Trello como principal ferramenta.

· Estabelecer contato com a equipe, para alinhar tarefas e manter rituais aplicados pela empresa. Na Shopper, às 10h todos estão online em videoconferência no primeiro contato do dia, para desejar um bom dia para todos da equipe e trocar informações gerais rápidas durante 10 minutos através do Zoom.

· As mensagens WhatsApp facilitam muito a comunicação que deve ser recorrente, mas para uma conversa que deve ser mais profunda e mais analisada, temos reunião virtual individual com os responsáveis de cada projeto quando necessário através da chamada de vídeo.

· Temos uma prática no escritório que é o “Chorei”, ele consiste em pesquisar sobre um tema e um sorteado é escolhido para falar sobre. Decidimos seguir com o desafio semanal através de uma plataforma que faz chamada de vídeo em grupo.

· O contato humano que não deve ser resumido apenas às questões profissionais, evite o isolamento social. Como no escritório aproveitamos o horário de almoço para assistir aos lançamentos de videoclipes e conversar sobre, também podemos aproveitar o momento para fazer o mesmo a distância.



Estamos usando bastante três plataformas super práticas para a comunicação que têm facilitado o contato entre a equipe e o feedback relacionado a cada projeto.

WhatsApp: É de conhecimento comum o papel cumprido pelo WhatsApp no momento, costumamos manter contato durante o dia para questões rápidas e diretas através do aplicativo.

Zoom: Como citado, nos comunicamos todos os dias por videoconferência no primeiro contato do dia, além de termos reuniões individuais virtuais sobre algum projeto específico através da plataforma e a usamos até mesmo para um bate-papo descontraído sobre um assunto de interesse comum na pausa do trabalho. A sala de reunião digital que precisamos.

Trello: Por último, mas não menos importante, já que é o melhor amigo da Shopper Supply há um bom tempo. A plataforma permite a organização das atividades de forma direcionada. Agora estamos explorando ainda mais a ferramenta para compartilhar o trabalho e aumentar o nível de feedback, testando ao máximo a possibilidade que o Trello nos dá. Checklist diário, uploads de arquivos, acompanhamento dos prazos de entrega, são algumas das funções, entre outras, que auxiliam a gestão.


2- Ambiente de trabalho

No escritório não costumamos estar num sofá, trabalhando enquanto comemos e vemos televisão. O trabalho em casa também não deve ser feito dessa maneira.

· Reserve um espaço exclusivo para o trabalho, com uma mesa limpa e organizada para colocar as ferramentas necessária para concluir as devidas tarefas.

· Não leve o trabalho para cama, sofá etc. Além de ser ruim para alcançar o foco total, a sua coluna vai agradecer se estiver numa posição que não a prejudique.

· Quando for começar a trabalhar, se arrume como se fosse para ir até o escritório para iniciar o dia.



3- Horários

Trabalhe com horários, metas, prazos e os cumpra de forma organizada.

· A sua jornada de trabalho não deve ser maior por você estar em casa, deve ter uma hora para começar e uma hora para terminar.

· Focando em turnos de trabalho, vai haver espaços para descanso, interação com a família e atividades domésticas.

· Certifique-se que as pessoas com quem convive compreendam que você pode estar em casa, mas está trabalhando.

· Parar para andar um pouco, tomar um café ou qualquer outra atividade que dure de cinco a dez minutos, a cada hora de trabalho pode ajudar na produtividade.

· Organizar o seu dia através de uma lista de tarefas é uma boa forma para manter a disciplina em casa, podendo ser criada em conjunto com o gestor e o funcionário.


4- Cuide da saúde

Os cuidados com a saúde tanto física, quanto mental, são de total importância.

· Esteja atento a sua alimentação.

· Faça algum exercício físico que possa ser adaptado para o seu ambiente.

· Siga cuidando da sua higiene.

· Fora do seu horário de trabalho, faça atividades que gosta como ver um filme, ouvir música e relaxe.

· Esteja atento as notícias a respeito do Coronavirus e troque essas informações com a sua equipe, mas cuidado com o excesso.

A tecnologia é nossa aliada por nos dar tantas possibilidades nesse momento, de reagirmos e ao mesmo tempo nos cuidarmos.

A sua empresa já adotou o Home Office?



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