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  • Fabíola Santana

Entrevista com Fabiola Sant'Ana (Nascimento da Shopper Supply) - Parte 2

Atualizado: Fev 18

Dando sequência a entrevista com a Fabiola, CEO e Founder da Shopper Supply, chegamos no segundo capítulo dessa história, o nascimento da Shopper Supply.


A Shopper nasceu de uma insatisfação da fundadora, em um excelente momento da sua carreira, seguindo bons projetos e empoderada criativamente. Na época sentia falta de algo que ainda não sabia o que era. “Aquilo começou a me incapacitar de me relacionar ainda mais, comecei a ficar triste e foi um momento de muitos questionamentos na minha trajetória”, conta Fabiola.

Com esse sentimento percebeu que precisava criar algo próprio, onde pudesse aprender com mais pessoas e não mais com as mesmas e por outro lado fornecer o seu conhecimento para mais pessoas, não mais para as mesmas. Fabiola conta que o Day One foi um dia muito triste. “Os meus pais foram lá em casa e eu chorei. Botei para fora o que estava sentindo e eu falei que queria largar tudo e começar uma coisa nova. Meus pais falaram que eu era completamente louca e aquilo me deu o entusiasmo que eu precisava”, conclui a Ceo da Shopper Supply sobre o dia que o seu novo objetivo, tomou o lugar da insatisfação que levava.

Ela precisava provar que a ideia não era tão louca como pensavam e a partir disso começou a costurar toda essa mudança na sua vida. Sabendo o que queria e fazendo de forma correta. Planejou de 5 a 6 meses, tempo necessário para completar e encaminhar da melhor forma possível os projetos que estavam em andamento com a sua equipe e para desenhar a sua empresa. “Tive ajuda de pessoas muito especiais, de amigos que eu construí ao longo da minha trajetória, que ficaram superabertos a essa minha nova fase e me conectaram com outras pessoas, me apresentaram uma nova comunidade de networking. A partir dali pude falar do meu sonho, tive muito medo no início, não sabia fazer aquilo, era tudo novo, mas todo dia tinha que me aventurar” e em meio a aventura diária, a oportunidade se criou.

A partir de uma amizade construída durante sua trajetória profissional, foi conectada com o dono de uma rede de supermercados. A Shopper tinha acabado de ser fundada e com essa boa indicação profissional, teve oportunidade de negociar durante 5 ou 6 meses. O primeiro contrato foi fechado após esse período de negociação com a rede. “Foi um projeto que durou quase 3 anos onde a gente não só criou o departamento de gerenciamento por categoria, implementou os processos, ajustou os processos comerciais, redefiniu layouts de loja, ajudamos a modernizar o escritório de projetos e aproveitamos pra fazer mapeamento de outras áreas que tinham afinidade com gerenciamento por categoria com o objetivo que o projeto ficasse perene’’ conta sobre o trabalho feito durante o período, o primeiro da Shopper.

Com excelentes resultados, até hoje a rede de supermercados é parceira da Shopper Supply para coisas eventuais. Essa foi a primeira porta aberta e tinha tudo a ver com o que buscava: continuar no varejo, mas do outro lado. Assim começou a história da Shopper Supply que tem se consolidado no mercado com muita dedicação e competência.

“Hoje entendo que nossa importância é principalmente de ser um facilitador. Entre varejo e consumidor, indústria e varejo. Tudo que oferecemos hoje em termos de serviço tem objetivo de deixar mais fácil, seja a operação, seja o entendimento sobre os números ou até mesmo a estratégia”.





O principal diferencial da agência para o Trade Marketing é direcionar as estratégias dos clientes através de números e nunca partindo de achismos. Seja um planograma, um processo completo de gerenciamento por categoria ou até mesmo em uma ação simples. Tudo é sempre direcionado por número e por metas.

A parte mais emocionante de todo trabalho realizado pela Shopper Supply para Fabiola é ver o resultado. “Parece óbvio, mas não é. Como hoje temos um consumo não linear, temos que errar para acertar, temos que testar e isso faz essa jornada ser bem mais desafiadora. O importante é fazer sempre com o conceito do fail fast, que é um de nossos principais valores hoje”.

Nos próximos anos a expectativa é internacionalizar e o plano é executar isso em 2021. Com essa meta em vista, em 2020 a Shopper vai investir em duas novas tecnologias com White Label que serão incorporadas no processo de GC: Otimização de Cadastro e análise de fluxo atrelado ao resultado do GC. “E distribuir bastante conhecimento, por isso esse ano vamos focar em fortalecer nossa curadoria e distribuição de conhecimento pelos canais digitais.” planeja Fabiola, para o futuro da Shopper Supply.

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