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  • Fabíola Santana

Principais Tendências Euroshop 2020

Se você é uma pessoa antenada nas tendências do varejo, já deve ter ouvido falar que entre o dia 16 e 20 de fevereiro de 2020, aconteceu uma das mais importantes feiras para o varejo mundial na cidade de Dusseldorf, na Alemanha: a EuroShop. Realizada desde 1966, a feira apresenta as tendências que aparecerão nas lojas e é uma fonte rica de informações tanto sobre a realidade mundial, quanto as tendências do varejo, comunicação e negócios. A feira abrange soluções em relação à arquitetura, design, iluminação, tecnologia, mercado e muitas outras questões que envolvem o setor varejista.



O evento que ocorre de 3 em 3 anos. Esse ano contou com 19 pavilhões e milhares de expositores e uma palavra se destacou como tendência: sensorial retail, o termo remete à combinação estratégica da humanização do varejo com grandes tecnologias.

Como vimos no artigo sobre a NFR (clica nesse link se ainda não teve oportunidade de saber sobre: *link*), a tendência mundial de aprimorar a experiência de compra se afirma também na EuroShop e deve ser uma experiência única, impactante e que tenham valor. A loja do futuro é o contato entre a marca e o consumidor, ou seja, o ponto físico é o ambiente imersivo e esse é o diferencial já que a compra de um produto pode ser feita de qualquer lugar pois a omnicalidade já é uma realidade.

A feira apontou oito dimensões importantes de experiências e é sobre elas que falaremos daqui pra frente:


1. Retail Marketing (marketing de varejo)

Mostrou sobre a comunicação inteligente, criativa e completa. Isso envolve sinalização eficiente, de displays e outdoors e o conceito sempre centrado no cliente com soluções que surpreendam e sejam mais atrativas para alcançar o sucesso no negócio.


2. Retail Technology (tecnologia para varejo)

Buscou inovações surpreendentes com o uso da tecnologia, desde softwares, soluções móveis, e-commerce, sistema de POS e sistemas de check-out, como o self-check-out que apareceu como tendência para o mercado.




3. Expo & Event Marketing (exposição e eventos de marketing)

Trouxe inovações em stands e equipamentos, tanto na comunicação das marcas, até a tecnologia de eventos, fazendo os negócios mais vibrantes e com foco total na criatividade e com todo poder do impacto e persuasão nas performances ao vivo, com impressões marcantes.


4. Lighting (Iluminação)

Mostrou que a iluminação também tem papel de encantamento e impacta o consumidor, de maneiras mais elaboradas e eficientes. Através do design e da tecnologia, apresentando ideias brilhantes e mágicas. Luz é emoção!




5. Visual Merchandising,

Chamou atenção através da decoração, com vitrines e manequins que ganharam grande destaque na feira, além da interação digital. Esse espaço mostrou como história bem contada pode estimular a imaginação do cliente.


6. Food Service Equipment (Equipamentos para Alimentação)

Expôs equipamentos para serviços direcionados a alimentação e convidou clientes para conhecer novidades tanto em design, quanto em tecnologia e soluções para os mais diversos negócios que envolvem alimentação e gastronomia, apresentando novos tipos de experiências possíveis.




7. Shop fitting & Store Design

Com conceitos exclusivos de design de loja, mostrou que a arquitetura e planejamento fazem parte da inovação. A a exposição contou com a presença de designers internacionais que levavam além da criatividade, estética e conceito, inspirações sustentáveis.




8. Refrigeration & Energy Management Trouxe novas e eficientes ideias para automação predial de refrigeração e serviços relacionados, apresentando soluções do futuro, com maior desempenho, para criar o ambiente agradável para compras e consciente de energia.




A tecnologia pode sim tornar o relacionamento mais profundo e humano. A feira mostrou inúmeras soluções para aumentar a experiência do consumidor no ponto de venda. A loja projetada para o futuro é completamente interativa e te permite ver, tocar, ouvir e sentir. O consumidor não se surpreende mais com o padrão impecável.

A parte difícil é justamente separar em áreas as inovações, porque os cases inovam em conjunto, e é nesse momento que nos atentamos a visão mais holística presente nas ideias da feira. Onde a iluminação no varejo, não é só iluminação, é design, merchandising e também arte no varejo, tudo caminhando de com um único objetivo: tornar a experiência com a marca, um momento especial.

Por isso deixamos a seguinte pergunta a se pensar: O posicionamento físico dos produtos nas gôndolas é importante, mas o que mais atrai o seu cliente e mais importante que isso, o que faz ele se envolver com a sua marca?



Fontes:

https://portalradar.com.br/conheca-mais-sobre-a-euroshop-2020-a-maior-feira-do-mundo-voltada-para-o-setor-varejista/

http://pos-visibility.com/pt/la-octava-dimension-euroshop-2020/

https://iev.com.br/os-destaques-da-euroshop-2020-feira-de-inovacoes-para-o-varejo/

http://www.expormanequins.com.br/blog/euroshop-tecnologia-displays-manequins-e-visual-merchandising/

https://onegociodovarejo.com.br/euroshop-2017-5-novidades-da-maior-feira-mundial-varejo/

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