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Processos do Varejo: Como envolver o RH nesses processos?

O dia a dia do varejo é sempre muito intenso. Nunca conseguimos relaxar. Após termos uma ideia ou colocarmos em prática um projeto, o anseio pela próxima onda de ideias e execuções já nos incomoda. Por que isso é importante e acontece? Porque enquanto os consumidores compram e consomem nossos produtos, todo o back office (retaguarda) trabalha incessantemente para comprar, analisar e abastecer os produtos, pagar os fornecedores, inventariar os estoques, analisar as perdas e treinar muito a equipe, entre outras tantas atividades. [Continua após imagem]

E se treinar é uma tarefa tão importante, porque muitas empresas de varejo não envolvem o RH em todos os desafios operacionais, compartilhando com esse departamento as dores da execução? Não queremos ser generalistas e apontar como algo recorrente em todas as empresas, apenas queremos trazer o debate sobre se é possível envolver sempre o RH ou não? Ou se deveria?

Na nossa vivência de varejo e de trade marketing, entendemos que sim, pois ter o apoio de uma área que tem mais informações sobre o time sempre vai agregar.

Nossa dica é que isso se torne um hábito, mas para isso é preciso disciplina no envolvimento.

Lá vai um exemplo prático com um caso envolvendo arrumação de loja:
Será implantado em seu varejo um novo processo de arrumação de lojas a partir da leitura dso planogramas e todos os colaboradores terão que aprender a ler a arrumação e aprender a nova rotina operacional. Nesse cenário, o gestor de operações envolve o RH e explica os desafios. O RH pensa no melhor modelo de treinamento que gere engajamento e ajuda de forma prática a montar o treinamento. O 1º treinamento é dado pelo Gestor de Operações ou Trade MKT e o RH também é treinado. Toda vez que entrar um colaborador novo na empresa, o RH passa a fazer o treinamento.

O que você ganha ao pensar assim?

Perenidade no processo e garantias que todo o colaborador passará pelo treinamento, e ainda o envolvimento na criação de um modelo de treinamento que seja mais assertivo. Isso serve para todos os processos que precisem perpetuar.

Por isso, sempre recomendamos esse tipo de parceria, pois tem mais chances de dar certo.

Boas vendas!

Fabíola Santanna