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O que é Gerenciamento por Categorias e como surgiu?

O que é o Gerenciamento por Categorias? Como isso surgiu? Essas são perguntas que sempre nos fazem, pois ainda é um tema pouco difundido no mercado.

O Gerenciamento por Categorias é um conjunto de ações que tem o objetivo de aumentar a lucratividade entregando uma melhor experiência de compra. Sempre é bom reforçar que implantar o GC (Gerenciamento por Categorias) não é um projeto, e sim a implantação de um processo.

O Gerenciamento por Categorias se baseia nos estudos do professor Brian F. Harris sobre as técnicas de ECR (Efficient Consumer Response = Resposta Eficiente ao Consumidor).

Criada no início dos anos 90, as técnicas ECR de gerenciamento por categorias surgiram como consequência da evolução da cadeia produtiva. Essa técnicas têm o objetivo de melhorar a performance das categorias de produto, identificando o sortimento mais adequado para cada ponto de venda.

O ciclo do processo do Gerenciamento por categorias é composto por 8 grandes passos:

Cada passo apontado é necessário e indispensável para se obter o resultado esperado.

Outro ponto que sempre nos perguntam é se o GC (Gerenciamento por categorias) só pode ser implantado em varejos grandes ou em supermercadistas? E nossa resposta é que não. Sabemos que atualmente os supermercadistas são o segmento que mais utiliza o processo, mas é adequado a todos os segmentos. E a nossa outra resposta é que, não importa se o varejo é pequeno, médio ou grande, o processo também vale para todos, sendo até mais fácil ser implantado desde o início do negócio.

Quando um varejo nasce, ali nasce a história de cada produto que é vendido. Ao longo dos anos, é essa história que vai ajudar no crescimento do seu negócio. Entender os seus clientes a partir de sua própria análise numérica e ainda entender as oportunidades perdidas fará com que seu varejo esteja sempre à frente.

Não existe varejo sem produto. E para cada produto cadastrado, existe uma categoria de produtos para recebê-lo e para cada categoria de produtos, existe uma gôndola ou prateleira física ou virtual esperando para expor esses itens.
Para cada exposição, temos a expectativa de atender clientes que precisam solucionar algo.
Para cada solução ou não solução, temos uma análise numérica.

Por isso, entender a cadeia de valor do ciclo de GC, nada mais é do que viver seu negócio nas linhas e nas entrelinhas.

Boas vendas!