Você está visualizando atualmente O que é Arvore Mercadológica?

O que é Arvore Mercadológica?

Todos os produtos quando chegam em algum varejo que tenha uma mínima estrutura de organização de cadastro precisarão ser atribuídos a alguma categoria de produtos.

O que são categorias ou subcategorias de produtos?

São agrupamentos de produtos afins ou que entreguem soluções complementares em um conceito de “família de produtos”.

Vamos ao exemplo real: Imagine que temos alguns utensílios de cozinha como por exemplo as espátulas e potes. Ambos os produtos são usados na cozinha, no preparo e no armazenamento de alimentos. Entendemos então que ambos fazem parte de uma subcategoria que poderia ser chamada de “Cozinha”, dentro de uma categoria mãe que poderia ser chamada de “Utilidades Domésticas”. Assim, ao agrupar esses itens você poderá ter uma análise de performance mais assertiva e ainda entender em quais soluções de produtos você tem mais penetração de consumo, por exemplo.

Toda essa jornada explicada acima, é para materializar para você leitor, o que é uma árvore mercadológica. É a criação de diversas famílias que irão agrupar o seu mix da forma mais inteligente possível, combinando o que você deseja medir (medição e resultados) com tendência de compra e consumo.

O tempo todo temos categorias novas sendo criadas, guiadas por hábitos de consumidor.

Só nessa quarentena, podemos listar aqui diversas oportunidades de categorias que unem hábitos novos, como por exemplo: Home Office, Homeschooling (estudar em casa), Reforma da casa, Do It Yourself (faça você mesmo), Academia em casa, Cozinhando todo dia, Limpeza dos alimentos, Espaço e Acessórios para Lives em casa, Jardinagem em casa, Alimentos que são indulgências, entre outros.

A Shopper Tree é o serviço específico da Shooper Supply que irá ajudá-los na construção de árvores mercadológicas.

Por isso, se você já tem uma árvore mercadológica, fique atento para criar no seu calendário as datas de revisão para a implantação de novas categorias e exclusões. E se você não tem uma árvore criada com esse objetivo de estar em conexão com a jornada de compra, não é tarde para rever e criar uma árvore que o auxilie na loja física e também, na loja virtual.

Boas Vendas!