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Todo varejista seja pequeno, médio ou grande nunca vai ter a quantidade de pessoas necessária para “abraçar” toda a operação que um chão de loja exige. É por isso que os processos são implantados para conseguir organizar pelo menos a frequência e os horários das atividades de rotina.
Nesse sentido, conseguir através da indústria, ter promotores frequentes em sua loja poderia ser considerado um grande apoio. Mas será que o varejo está preparado para gerir promotores?
Uma pergunta que recebemos sempre é se por acaso é da responsabilidade do varejo gerir esse promotor? Devolvemos a pergunta com uma outra pergunta: o ambiente loja e tudo que acontece dentro dele fica a cargo de qual gestão? Parece até óbvio, mas na prática não é.
Vamos a cena abaixo: O comprador negocia com a indústria a visita dos promotores, mas aí não avisa a operação da loja. O promotor chega na loja e ninguém sabe, mas o deixam entrar mesmo assim. Como ninguém sabia, também ninguém acompanha. O Promotor vai para a seção e executa suas tarefas de acordo com a orientação da indústria e depois vai embora da loja. Muitas vezes o gerente nem toma conhecimento.
Essa é uma cena real e acontece nos “melhores varejos”, parafraseando um ditado popular que diz que acontece nas “melhores famílias”.
O que seria o mundo ideal?
O comprador negocia com a indústria a visita dos promotores. Pede a indústria que preencha a ficha de cadastro de promotores para ter a autorização de entrada e pede o calendário a indústria. Imediatamente passa um comunicado às lojas e qual sua expectativa. [Continua após imagem]

Gestor da loja avisa equipe de encarregados e líderes sobre os promotores agendados, reforça o processo de validar a entrada do promotor, cadastrando sua hora de entrada na loja.
Encarregado ou líder do setor acompanha o trabalho do promotor e já solicita também algumas ações especiais (precificação, ruptura, arrumação de pontos extras, material de ponto de venda), pois já está preparado para o receber e já analisou as necessidades da categoria e da marca. Promotor antes de ir embora mostra ao encarregado o trabalho realizado e registra o seu horário de saída.
Esse é o universo onde se aproveita ao máximo o reforço desse colaborador externo.
O gerente da loja se tiver em mãos a grade de promotoria com a frequência poderá fazer uma combinação estratégica com sua própria grade e escala de seus colaboradores. E assim considerar um quadro maior que resultará em mais eficiência.
Uma boa prática é também dar a devolutiva e feedback para a indústria sobre os promotores, entendendo que esse é um trabalho de parceria. Temos casos em que o promotor não aparece na data combinada ou fica menos tempo. Se o gerente conseguir organizar isso, ele terá o planejado x realizado e poderá dizer a indústria tudo sobre frequência e sobre qualidade do serviço. A indústria precisa desse feedback e gostaria de receber!
Reveja esse processo e garanta mais resultado.
Boas vendas!