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Como montar um workflow de cadastro de produtos?

Uma das principais “dores” apontadas pelos varejos que atuamos nos últimos 10 anos refere-se ao processo de cadastro.


Toda vez que um produto é comprado, começa ali uma jornada com sub etapas.

A 1ª macro etapa é garantir um cadastro com boa acurácia proveniente do fornecedor (indústria). Esse cadastro precisa conter diversas informações, além de descrição e preço. Entretanto, o varejo só pode exigir esse preenchimento e validar a acurácia, se já tem o processo bem definido em seu backoffice. Ao contrário, aceitará o que receber e não terá um padrão de cadastramento.


A inversão dos papéis aqui é de extrema importância. O varejo deve se colocar como a parte que diz como quer receber, o que deve ser preenchido e deve fornecer o modelo de planilha a ser preenchido ou em alguns casos, deve liberar login e senha para que o fornecedor entre num portal onde já estará tudo parametrizado. Assim, a figura do varejo deixa de ser passiva, para ser ativa.


A partir daí, as subetapas referem-se aos processo internos, como por exemplo: quem revisa, quem aprova, quem inclui informações e etc.

Ao desenhar esse workflow você vai garantir: celeridade nos prazos, a visualização do ciclo de vida de um cadastro, a acurácia das informações que auxiliará diversos departamentos na empresa como: logística, trade marketing, e-commerce, marketing e operações.


Então, fazendo uma análise para desenhar um workflow de cadastro, o varejo deve deixar de lado a posição passiva no processo e assumir a autoria, exigindo a partir dos padrões já desenhados com o time, a qualidade de informações que deverá receber. Após isso, poderá decidir em automatizar parte do fluxo do processo.

Existem hoje no mercado plataformas que podem auxiliar nesse workflow. A Shopper Supply atualmente fornece uma plataforma desenvolvida pela 4MDG junto com a implantação do processo completo. Esse é o nosso serviço chamado de SCM (Super Cadastro Manager).

Acompanhe nosso blog, pois teremos novos textos sobre cadastro e vamos mostrar alguns impactos de cadastros errados ou falta de processo.


Boas vendas!

Telefone: 21 2026-4837

e-mail: atendimento@shoppersupply.com.br

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