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Comunicação visual que ajuda a vender

Uma das dúvidas recorrentes que recebemos é sobre quem ou qual área deve ser responsável pela comunicação de ponto de venda. Mas antes de responder a essa dúvida, vamos refletir sobre essa comunicação.

 

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A comunicação de ponto de venda tem alguns objetivos:

1) Promover algum produto

2) Esclarecer o preço e combinações de preço

3) Explicar características de um produto

4) Orientar as categorias e subcategorias

5) Apresentar informações obrigatórias

E para construir essas informações acima, é preciso ter um conhecimento razoável do ponto de venda, principalmente sobre a jornada de compra e o conhecimento técnico sobre quais tipos de materiais devem ser produzidos para terem uma melhor durabilidade, função e encaixe.

E é por esses detalhes acima, que sempre recomendamos que o briefing da comunicação visual para ponto de venda seja escrito pela equipe de trade mkt e passado ao marketing.
Caso tenha um criativo na equipe de trade mkt, aí essas artes e detalhamentos podem ser feitos pelo Trade MKT e apresentado ao MKT para uma troca de ideias e verificações de detalhes referentes a branding e manual da marca.

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Se o marketing executar as artes e desenhos técnicos dos materiais a partir do briefing do trade mkt, é importante que a área que demandou seja responsável pela aprovação e pelos testes de protótipo, fazendo as devidas correções com o time de mkt.

Como podemos observar, é um trabalho de time, mas que para ter uma profundidade mais interligada às necessidades do ponto de venda, deve ser iniciada pela equipe de trade mkt, pois essa equipe sempre irá fazer o briefing mais alinhado a venda x categorias x produtos.

É por isso que chamamos de comunicação que ajuda a venda, pois tem razão de existir, seja para facilitar a vida do cliente ou para promover a venda!

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A comunicação de ponto de venda para ser mais assertiva ainda precisa estar integrada a um calendário de eventos. Para quem chegou aqui até agora, leia um de nossos textos onde explicamos sobre planejamento de lojas e lá explicamos um pouco sobre calendário ou mapão de eventos.

Boas vendas!

Por Fabiola Santana