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Planejamento para Inauguração de Loja

O ano de 2020 não facilitou para o varejo, e 2021 veio com um novo frescor, mas ainda repleto de desafios. Com todas as mudanças culturais que foram desencadeadas pela Covid-19, fica difícil de enxergar as tendências para o varejo no próximo ano, ainda mais com a questões tão incertas a respeito das variantes da doença. Mas uma certeza que podemos te dar é que as expectativas do consumidor quanto ao papel do ponto de venda físico, mudaram um pouco (ou muito).

Em resumo, o consumidor quer experiências relevantes, rápidas e seguras. Para isso, várias lojas estão investindo em obras ou na inauguração de novas lojas, sob um conceito mais moderno e alinhado com as expectativas do consumidor. Nesses dois últimos anos a Shopper teve a oportunidade de participar de projetos de inauguração de oito diferentes clientes espalhados pelo Rio de Janeiro (além de outras duas que inauguram até o final desse ano), e nesse post decidimos trazer alguns pontos de atenção, para que no grande dia tudo esteja preparado para receber o consumidor e causar uma excelente primeira impressão.

Vale lembrar que aqui partiremos da perspectiva de Trade Marketing, levando em consideração que outros setores (como Marketing, Logística e Compras) caminharam em paralelo com o mesmo objetivo da inauguração. Com o objetivo de enaltecer o sortimento de produtos e oferecer uma jornada de compra intuitiva, trazemos o olhar sob alguns pontos que se referem ao layout de loja, desde a arquitetura do ponto de venda, passando pelo mobiliário, até a curadoria de sortimento e exposição dos produtos.

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Projeto de Arquitetura: Se refere ao ambiente que a marca está criando e ganha força quando associado a um conceito que transmita um valor importante para a companhia.

Curadoria de Sortimento: o processo de compras não pode ser meramente intuitivo. Se basear no sortimento de eventuais outras lojas da companhia é capaz de oferecer um norte, mas deve-se levar em consideração o perfil do consumidor local e o sortimento de concorrentes locais, além de mapear as tendências que você quer apostar como destaque do seu PDV. É importante criar um sortimento que seja capaz de se complementar, oferecendo soluções o mais completas que forem possíveis para o seu cliente.

Setorização de Loja: deve sempre levar em consideração uma jornada de compra que seja eficiente para o consumidor e conveniente para a loja. Vale levar em considerações o planejamento para futuras datas sazonais, que dependendo do setor podem exigir viradas de loja, como os materiais escolares que ganham mais espaço e evidência nas lojas de departamento todo início de ano letivo, por exemplo.

Mobiliário: idealmente deve ser planejado, pelo menos para os hotspots do piso de vendas. Ainda que comprando móveis prontos, certifique-se de escolher um conjunto apropriado, para integrar ou dividir ambientes, conforme necessidade. O mobiliário é capaz de apagar ou evidenciar um produto, escolha com sabedoria. Há quem subestime o potencial que o mobiliário tem de influenciar na decisão de compra, e esse é um erro que você não quer cometer.

Exposição de Produtos: a forma como você apresenta o seu produto vai influenciar a decisão de compra, ainda mais do que o preço que você cobra pelos produtos. Isso acontece porque exposições de produtos planejadas são capazes de criar um ambiente em que é intuitivo transitar e oferecer alternativas de compra, além de cross-sellings e up-sellings. Quando aliados a um mobiliário eficiente torna a experiência completa. Além disso, servem para quantificação de performance de vendas, facilitando no investimento de estratégias de exposição cada vez mais assertivas e atualizadas. [Para saber mais sobre Gerenciamento por Categoria e Planogramas de Exposição de Produtos, clique aqui para ser encaminhado a outro artigo.]

A Shopper Supply completou 8 anos em 2021, já tendo participado de diversos projetos de inauguração de loja. Se está planejando investir em uma inauguração ou reinauguração, conheça nossos serviços e/ou leia outra matérias em nosso blog.